2005-12-31

Até p'ro ano!

E contra todas as minhas expectativas, lá consegui trazer este blog até ao fim do ano, em muito devido aos comentários que fui tendo e às agradáveis interactividades que se foram criando por essa via!


A todos desejo um óptimo ano de 2006, com saúde, amigos, trabalho, muito dinheiro
e projectos concretizados!

Um abraço e... bom apetite!

Magret de pato

É uma das minhas perdições!
Tempero os peitos de pato com sal, piri-piri, molho de soja e vinagre balsâmico com alguma antecedência.
Na altura de os confeccionar, aqueço uma frigideira quase ao ponto de fusão e espeto com o peito lá em cima, com a pele para baixo. Quando começa a tostar, viro e deixo cozinhar mais um pouco, de modo a ficar muito mal passado.
Retiro e fatio-o finamente.


Desperdiço a gordura que fica na frigideira e volto a pô-la ao lume com a marinada do tempero e uma ou duas colheres de sobremesa de geleia de marmelo. Deixo ferver e verto sobre o peito.

Para acompanhar, desta vez fiz umas batatas "a murro" falsificadas, uma vez que as cozi antes de as meter na assadeira onde já boiava uma boa quantidade de alho em azeite a ferver.

O resultado foi a penúltima barrigada do ano!

Ah, o branco era de Borba!

2005-12-29

Raclette

A pedido do DGC, cá vem outro post...
É muito fácil de fazer e resulta lindamente! O maior problema é o colesterol, que se queixa imenso!
Para este prato, temos de ter o aparelho próprio. Compra-se o queijo Raclette já fatiado, umas carnes frias e umas batatas novas. Cozemos as batatas e mantemo-las na própria água sobre a pedra, para não arrefecerem.
O queijo que se vai derretendo verte-se por cima das batatas e polvilha-se com paprika e/ou pimenta preta moída na hora.
Ao lado servem-se também uns cornichons, que são óptimos para cortar a gordura do queijo.
Por vezes deixo ficar uma fatia no grelhador até torrar, resultando numa bolacha deliciosa!
O Duas Quintas de 2003 ligou isto tudo de uma maneira divinal!

2005-12-23

Afinal não voto Cavaco


Já tenho candidato!!! É o Engenheiro José Afonso, que tem uma página internet em preparação!! Acho especialmente delicioso o pormenor do pai natal!!!

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL.

(Just kidding....)

Ontem ia a passar perto do Península e não resisti a fotografar isto!

2005-12-22

Frango assado

Adoro este frango no forno e é das coisas mais simples que há de fazer.
Basta lavar bem o animal e enfiar-lhe um caldo Knorr, uns dentes de alho e um limão pela abertura posterior (...). Polvilha-se com sal e piri-piri em pó e está pronto a ir ao forno numa assadeira untada com um fio de azeite. A gordura do frango e o sumo do limão encarregam-se de criar o molho que se vê na foto. Por vezes junto-lhe batatas mas normalmente acompanho com uma salada ou uns legumes estufados.

Bacalhau no forno

Mais um bacalhau no forno e muito fácil de fazer!
Começamos por cozer o bacalhau e as batatas enquanto metemos a assadeira no forno com bastante alho completamente afogado em azeite.
Quando o alho começa a estalar, juntamos as batatas e envolvemo-las bem no azeite.
Juntamos o bacalhau, polvilhamo-lo generosamente com cominhos e cobrimo-lo de broa esfarelada ou pão ralado, regando-o bem com azeite.




O aspecto final é este e é uma pena que a net não possa transmitir os cheiros porque vale a pena!

Mais uma vez, este é um prato em que não concebo comer as batatas inteiras! Tenho de as migar, bem regadas com azeite e alho e ainda polvilho a mistura com mais uns cominhos!

Bom apetite!

2005-12-11

Sushi


Não, não fui eu que fiz! Ontem vi este post do Farpas e fiquei com saudades de uma boa sushizada. Não resisti e fui ao Sakura buscar um "Titanic", mas veio sem barco. No fundo, veio o que interessa....e sim, foi todo!

2005-12-10

Açorda de Ovas




Esta é uma receita que me foi simpaticamente enviada pelo TongZhi:

Coza as ovas em agua temperada com sal. Quando estiverem cozidas aproveite a água para demolhar o pão.

Num tacho, ponha a fervilhar azeite e alhos picados. Quando estiverem loiros junte o pão demolhado e escorrido. Mexa até ficar toda homogénea e rectifique os temperos com sal e umas gotas de piripiri. Quando estiver quase pronta misture as ovas previamente desfeitas e sem a pele. Por fim junte um ovo inteiro, mexa bem e apague o lume.

É óptima para acompanhar linguado frito.

Esta é a receita original. Quanto a mim, proporia ainda acrescentar-lhe uma boa quantidade de coentros picados na hora. Além do linguado frito, liga lindamente com sável ou peixe galo fritos, se feita com as ovas dos mesmos.