2005-08-07

Tomatina


Como estamos no Verão, vou abrir as hostilidades com uma salada.

Eu sempre detestei tomates, mas desde que o António me ensinou a fazer esta salada rendi-me definitivamente aos encantos deste vegetal!

Eu prefiro os tomates "chucha" porque têm um formato que permite cortar as fatias inteiras e isso faz com que a travessa fique bem mais bonita.

Os tomates devem estar maduros e com algumas horas de frigorífico de maneira a estarem rijos na altura da preparação. É fundamental ter uma faca extremamente bem afiada.

Começamos por espalhar sal grosso e oregãos no fundo de uma travessa. Em seguida, laminamos o tomate como se de carpaccio se tratasse e vamos dispondo as fatias (uma a uma) na travessa, cuidando que fiquem bem espalhadas. Sendo necessário acrescentamos mais umas pedras de sal e umas folhas de oregãos. Quando tenho paciência, pico muito finamente uns dentes de alho e junto ao sal e aos oregãos em cada camada, mas funciona lindamente sem isso!

Depois de os tomates estarem laminados, faz-se o mesmo a uma cebola média cortada a meio. É conveniente massajá-la de modo a separar os aneis (os olhos também comem...e de que maneira!) e espalham-se estes por cima das fatias de tomate.

Em seguida, rectificamos o sal, os oregãos e o alho e regamos abundantemente com um bom azeite virgem e acrescentamos a dose ideal de um vinagre de vinho branco (de preferência aromatizado com oregãos).

Hoje utilizei esta salada para acompanhar umas fatias de entremeada muito bem temperada com sal e piri-piri e grelhada na brasa.

A sobremesa foi um gelado de chocolate com pedaços do mesmo do Pingo Doce, que supera de longe os das supostas "boas" marcas!

Um branco alentejano foi o que nos levou a chorar por mais!

Até à próxima!


Sem comentários: