2005-10-19
Açorda de bacalhau
Penso que ainda não será desta que vou agradar ao Lino, mas pronto...um dia destes faço uns douradinhos da iglo com batata frita ;-)
Quanto à entrega ao domicílio, tudo se arranja...
Mas agora vamos ao que interessa! Como já viram pela foto, esta é uma açorda alentejana. Começa-se por cortar alho (ainda bem que não é picar alho) e picar coentros frescos em quantidade generosa para dentro de um almofariz, esmagando bem com o pilão. Cobrimos muito bem o fundo do tacho com azeite e juntamos esta mistura, que deixamos ferver sem queimar, juntando água aos poucos para o alho ir amaciando. Em seguida juntamos água e, quando ferve, metemos o bacalhau. No fim da cozedura, escalfa-se um ovo por cabeça.
Serve-se sobre fatias de pão alentejano (trouxe-o nas férias para estas coisas...) num prato de sopa, regando abundantemente com o molho para amolecer devidamente o pão.
Há outras opções em alternativa ao bacalhau, como por exemplo pescada com ameijoas ou cação, mas esta é a minha favorita. Isto para não falar na açorda de leitão, iguaria de que vos trarei notícias em breve!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário