2005-09-05

Steak Tartare

Hoje lá vai um off-topic...mas como é Verão, sabem bem uns pratos mais frescos e este é um deles!



Eu pico muito finamente uns dentes de alho, uma cebola pequena e uma quantidade considerável de alcaparras. Num prato com divisórias, disponho esses ingredientes um a um, a que junto umas pitadas de flor de sal e outras de pimenta preta moída na hora. A última divisória leva mostarda de Dijon.

Moldo a carne picada (seria suposto picá-la em casa e com a faca...mas não chego a esse preciosismo - compro carne e mando picá-la no talho) em forma de petite piscine e deposito aí uma gema de ovo. Rego com um pouco de azeite virgem e umas gotas do Quinta da Avó em Aguardente.

As quantidades de cada ingrediente são decididas por cada um e a mistura é feita no prato. Convém misturar muito bem de modo a não ficarem pedaços de carne sem temperos e outros demasiado temperados.

Acompanham-no à mesa umas couves de Bruxelas estufadas num refogado generoso em azeite e cebola, a que se junta um pacote de natas pouco antes de estarem prontas. Claro que nem preciso de referir as gotas do tal..que lhe dão um toque absolutamente fenomenal! Umas tostas ou umas bolachinhas tipo Gran Pavesi também não caem mal!

Nesta noite, acompanhámos com um tinto chileno que não era mau e encerrámos com umas trouxas de ovos deliciosas trazidas por um dos convivas.

Quando me passar a preguiça, já tenho mais algumas coisas fotografadas para partilhar!

Cheers!

Sem comentários: